Brasil conquista 18 medalhas em competições de Matemática

O Brasil conquistou 18 medalhas em dois torneios internacionais de Matemática realizados recentemente na Bulgária e em Moçambique. A 20ª Competição de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, sigla em inglês), ocorrida na Bulgária, reuniu 321 estudantes representando 72 instituições de ensino superior de todo o mundo.

Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi o melhor colocado entre os brasileiros e recebeu a medalha de ouro da competição. Os brasileiros ainda conseguiram outras 11 medalhas de prata e duas de bronze nesse evento.

A delegação contou com representantes do ITA, do Instituto Militar de Engenharia (IME), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ocorrida em Moçambique e voltada ao ensino médio, o Brasil alcançou, pela terceira vez, a primeira posição na competição geral, obtendo quatro medalhas (uma de ouro e três de prata).

Gabriel Toneatti Vercelli, de São Paulo, conquistou a medalha de ouro. João César Campos Vargas, de Minas Gerais, Lucca Morais de Arruda Siaudzionis, do Ceará, e Lucas Pereira Galvão de Barros, de São Paulo, ganharam prata.

Nesse torneio, os alunos submeteram-se a duas provas individuais e resolveram exercícios de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

O Brasil seleciona seus representantes para os torneios internacionais de Matemática na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição anual realizada nas escolas públicas e privadas do país que reúne mais de 200 mil estudantes e seus professores.

Fonte: Agência Fapesp