Empresa brasileira desenvolve simulador de voo com apoio da Finep

Equipamento gera um fluxo de ar ascendente de alta velocidade que é capaz de equilibrar o peso do usuário

Técnicos e pesquisadores da empresa Dýnamis investiram na construção do Wind up Free-Fall Simulator, um simulador de voo que funciona por meio da ação de turbinas de alta potência. O equipamento gera um fluxo de ar ascendente de alta velocidade que é capaz de equilibrar o peso do usuário.

O resultado é a mais fiel sensação de saltar de uma aeronave em pleno voo, mas sem a vertigem causada pela altitude. “Ver alguém utilizar o simulador e abrir um sorriso como quem salta de para-quedas é a recompensa de anos de dedicação e pesquisa”, comemora Luciano Tanz, engenheiro do projeto.

A ideia surgiu há 17 anos e, em 2011, a construção do equipamento foi concluída graças ao apoio de instituições como a Finep, Fapesp, CNPq, que aportaram R$1,5 milhão no projeto, na modalidade não reembolsável. “O financiamento apareceu em uma etapa muito importante. Tínhamos dificuldades de dar continuidade ao projeto, mas com a chegada dos apoios financeiros, conseguimos concluir o simulador, que é o melhor túnel do mundo na categoria móvel”, explica Tanz.

Entre os diferenciais do simulador desenvolvido pela Dýnamis está a facilidade de transporte. O Wind up Free-Fall pode ser deslocado em uma carreta semirreboque, o que garante a mobilidade do equipamento.

Voar é para todos

Desde maio de 2013, o projeto está ao alcance do público em geral. A atração está no estacionamento do Shopping Tamboré, em Barueri, região metropolitana de São Paulo. Pela primeira vez na América Latina um empreendimento comercial disponibiliza aos seus frequentadores a experiência de ter o corpo suspenso pela ação do ar. A gerente de Marketing do Shopping Tamboré, Vivian Zwir, conta como foi a recepção da iniciativa: “A aceitação por parte do público tem sido muito satisfatória. Muitas pessoas podem se divertir tendo o primeiro contato com a queda livre”.

Fonte: www.finep.gov.br – 22/11/2013