Guia desmistifica uso do software Excel na área de Engenharia

O advento dos computadores facilitou a solução de sistemas complexos em cálculos matemáticos. No ramo de engenharia, há o uso de vários programas e softwares comerciais que têm um custo muito alto de licenciamento. Para os não detentores dessas licenças, é preciso encontrar outras soluções. Essa é a proposta do livro “Excel: cálculos para Engenharia – formas simples para resolver problemas complexos” (R$ 49,00), dos engenheiros Luiz Fernando de Moura e Bruna Fernanda de Sousa Roque, lançamento da EdUFSCar.

Em linguagem acessível e de fácil consulta, a obra funciona como um guia do programa Excel, presente em todos os computadores da Microsoft. Utilizando as planilhas de cálculo do software e suas fórmulas, os autores permitem uma exploração rica dos recursos do programa, para que casos complexos de engenharia sejam simplificados por um instrumento visto por vezes com preconceito por profissionais da área.

Outra vantagem na utilização do Excel, ainda que mais trabalhosa, é que a solução do cálculo é construída aos poucos pelo próprio usuário. Ainda que com muitas variáveis, é possível saber passo a passo o que se faz durante todo o processo, evitando erros ao longo da resolução do problema. O livro mostra de forma clara e ilustrada os meios para resolver problemas e cálculos nos mais variados níveis de dificuldade.

A princípio, são apresentadas técnicas para nomear células e facilitar a obtenção de gráficos. A seguir, os autores abordam a resolução de problemas algébricos lineares e não lineares e a otimização de funções objetivos, incluindo a estimativa de parâmetros feita por minimização de erros. Para finalizar, há a proposta de resolução de equações diferenciais ordinárias e parciais por meio dos princípios básicos de integração, além de estudos de caso que se complementam com o CD, que acompanha a obra, com exercícios e seus respectivos gabaritos.

Sobre os autores – Luiz Fernando de Moura possui graduação em Engenharia Química (1978) e mestrado em Engenharia Química (1986), ambos pela Universidade de São Paulo, e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Atualmente é coordenador do curso de Tecnologia Sucroalcooleira e professor adjunto do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos. Bruna Fernanda de Sousa Roque cursa graduação em Engenharia Química na Universidade Federal de São Carlos, atuando na área.

Fonte: Pluricom Informa