Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza o país

A 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013) mobilizou o país. Mais de 25 mil atividades foram registradas no site do evento do dia 21 a 27 de outubro, com o envolvimento de mais de 500 cidades de todos os estados. “A expectativa é alcançarmos 900 cidades nesta edição. Na primeira foram 180”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Duarte Filho.

Filho comentou a mobilização em todo o país, que teve como diferencial a qualidade das ações e a presença de convidados de renome. Ele destacou o caso de Brasília, onde foram realizadas atividades interativas nas modalidades vôlei, futebol, basquete e futebol, além de palestras com cientistas, especialistas na temática “Ciência, saúde e esporte” e esportistas como a ginasta Daiane dos Santos e a atleta Maurren Maggi.

“Recordistas e medalhistas brasileiros puderam falar para as crianças como eles chegaram a ser atletas de ponta e como a tecnologia estava por trás do esporte que eles praticam”, observou, ao lembrar a presença de 100 mil pessoas nos sete dias de evento em Brasília.

Ele explicou que os números nacionais ainda devem crescer, pelo fato de muitos organizadores tradicionalmente deixarem para registrar as ações depois de sua execução, além dos eventos agendados até o fim do ano, fora do período da mobilização nacional.

“E é um número subestimado, já que o cadastro é espontâneo. Acreditamos que esse total pode ser de 40% a 50% maior do que é registrado”, afirmou o secretário, ao ressaltar a importância da participação dos parceiros em todo o Brasil. Somente no Distrito Federal foram instalados 72 estandes no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com a participação de 328 expositores.

Edição 2014

Oswaldo Duarte Filho também falou da expectativa em relação à edição do ano que vem, que abordará o tema “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social” e já tem período marcado: de 13 a 19 de outubro. Para ele, a temática vai atrair e facilitar a participação de quem trabalha com ações em outras áreas das ciências humanas e sociais.

“Esse tema é extremamente importante, porque vai permitir que as pessoas façam a ligação do que a ciência e tecnologia podem fazer para melhorar a qualidade de vida da população”, disse. “E todas as instituições e prefeituras, praticamente, têm programas significativos na área. Vai ser um espaço muito interessante para mostrar essas ações”, ressaltou o secretário.

Oswaldo também reforçou sobre a abertura antecipada do edital de apoio à SNCT 2014, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que destina R$ 4,8 milhões à realização de projetos e eventos de difusão e popularização da ciência. As propostas serão recebidas até quarta-feira (30). “Esses recursos serão disponibilizados com antecedência para as instituições se prepararem melhor. Com certeza teremos novamente um sucesso muito grande”, afirmou.

A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCTI e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação