Sindicato homenageia engenheiros e premia quem se destacou no ano

Entrega do Prêmio Personalidade da Tecnologia também faz parte das comemorações

Como ocorre tradicionalmente desde 1987, o SEESP entregou o Prêmio Personalidade da Tecnologia a seis profissionais que se destacaram durante o ano de 2012. A cerimônia, que também marcou o Dia do Engenheiro, foi realizada no dia 11/12, na sede do sindicato, em São Paulo.

Em sua 26ª edição, foram premiados os seguintes nomes: Denise Consonni (Educação em Engenharia), Lair Alberto Soares Krähenbühl (Habitação), Plínio Oswaldo Assmann (Transporte urbano), Silvia Guerra Vieira Lundwall (Inovação), José Roberto Postali Parra (Agricultura) e Murilo Celso de Campos Pinheiro (Valorização profissional).

“É com muita honra que o sindicato presta essa homenagem”, destacou o presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Histórico

Em 1987, quando foi criado o prêmio juntamente com o Conselho Tecnológico, o Brasil tinha uma recentíssima democracia de dois anos e estava em pleno processo constituinte. O Ministério da Ciência e Tecnologia estava recém-criado, iniciativa que contou com a participação ativa do SEESP. O prêmio, que contou com o apoio de vários cientistas de ponta, como os professores Rogério Cerqueira Leite, Crodowaldo Pavan, Sérgio Mascarenhas e Hélio Guerra, foi se afirmando através das várias diretorias da entidade e mostrou com clareza o caminho que o sindicato via no processo de desenvolvimento das tecnologias de base e de ponta e como isso se liga com o social, o político e o econômico.

“Precisávamos resistir ao processo de desestruturação da economia nacional e do setor de engenharia consultiva. Década de 90… Tínhamos claro que um País sem domínio da concepção de projetos de engenharia e tecnologia é sempre refém das outras nações. Perde sua soberania e sua capacidade de direcionar seu desenvolvimento”, afirma Pinheiro.

“Os 151 profissionais premiados nesses 25 anos, seis a cada homenagem, ajudaram e ajudam, com os seus exemplos, a aumentar a autoestima dos engenheiros e de nossas entidades. São um comando ético da engenharia. Exemplo disso é a criação corajosa pelo SEESP do ISITEC (Instituto Superior de Inovação e Tecnologia), nossa faculdade de engenharia que vai formar a partir de 2012 engenheiros de inovação. Precisamos reforçar esse projeto-semente, pois ele vai irradiar-se pelo sistema produtivo auxiliando a requalificar profissionais da engenharia, investir em cérebros e desenvolver a inovação”, destaca Allen Habert, diretor do SEESP e de articulação nacional da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados).

Habert acrescenta que o Prêmio Personalidade da Tecnologia é hoje, sem sombra de dúvida, um dos principais prêmios de tecnologias do País, maduro e reconhecido. “Estamos projetando um salto nos próximos anos e, contando com novas parcerias, vamos dar a ele dimensão ainda maior.”

Conheça o perfil dos premiados.

*Com informações do site do Sindicado dos Engenheiros no Estado de São Paulo. (SEESP).