Sustentabilidade e Inovação em debate no Junho da Inovação

Educar pessoas para a inovação, preparando-as para atuar como engenheiros e empreendedores em um ambiente competitivo e sustentável, sobre princípios éticos, para produzir riqueza à humanidade“. Este é o desafio atual e constitui-se em um dos princípios filosóficos do ISITEC, que entende o papel sistêmico da inovação para o desenvolvimento e a qualidade de vida.

Por que a urgência de discutir inovação e sustentabilidade?

O Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC) é uma instituição de ensino e pesquisa que expressa uma visão inovadora para a engenharia nacional, voltadas às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho.

Nossas reflexões e projetos estão focados nos temas que constroem a inovação, convergindo o estoque de conhecimento científico, o domínio sobre as possibilidades da tecnologia e a percepção das variadas demandas sociais e empresariais. Com esse olhar multifacetado, nos propomos a refletir e a tentar “responder” ao desafio de promover a relação entre desenvolvimento, sustentabilidade e inovação. A questão que emerge a todo tempo é: “O Brasil pensa e/ou faz inovação?”.

Como buscar a sustentabilidade e inovação no Brasil, em um cenário de crescente emergência de uma nova classe média e consequente impacto nos recursos naturais? Parafraseando artigo de Nice de Paula ao analisar os dados publicados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), “o estado brasileiro promove consumo, renda e mais o quê?”. Esse modelo de desenvolvimento seria condição necessária e suficiente para a promoção da qualidade de vida? Ademais, a educação e formação humana de nossos futuros profissionais estão em consonância com os desafios e paradoxos mais fundamentais, do desenvolvimento social, com o lastro do crescente e visível esforço por inovações?

A “educação para a Inovação” e a “prática da Inovação” no país promovem a sustentabilidade de nossas cidades ou aguçam distorções?

Por outro lado, vale a pena discutir, como, e se é possível promover a inovação nesse cenário. Há experiências em curso, produtos, serviços e iniciativas que colaboram efetivamente para a sustentabilidade, seja social, econômica e ambiental?

É nesse sentido que o ISITEC propõe-se a desenvolver seminários relacionados à compreensão crítica da sustentabilidade e inovação, correlacionando a reflexão sobre a inovação no Brasil, a educação e formação humana de nossos profissionais, a gestão sustentável das cidades e as inovações que colaboram para tanto. Participe, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail junho-inovacao@isitec.org.br.

Dia 20/06/2013
Recepção e café (19h às 19h30)
Educar para Inovação: Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (19h30 às 21h30)

1. Pensar inovação. E o homem? – Prof. Dr. Francisco Borba. PUC–SP (19h30 às 20h10)
  2. Siemens: Um Modelo Global de Gestão de Inovação – Ronald Dauscha, diretor de Tecnologia e Inovação – Siemens (20h10 às 20h50)
  3. Discussão e abertura ao público (20h50 às 21h30)

Dia 27/06/2013
Recepção e café (19h às 19h30)
Desafios e oportunidades para Inovação em Energia, Água e TI (19h30 às 21h30)

1. Produção, consumo e implicações na sustentabilidade e Inovação do Estado de São Paulo – Américo Oliveira Sampaio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp. (19h30 às 20h10)
  2. TI e sustentabilidade – Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, do Laboratório de Sustentabilidade – USP (20h10 às 20h50)
  3. Discussão e abertura ao público (20h50 às 21h30)
  4. Encerramento

Inscreva-se e participe dessa discussão!

Envie nome, email e áreas de interesse para o email junho-inovacao@isitec.org.br

O evento será na sede do ISITEC: rua Martiniano de Carvalho, 170 – Bela Vista – São Paulo

Informações com Jade – (11) 3254-6850